quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Continuamos no blogger!!

Boas,
Depois duma sondagem renhida, os "iNBikistas" preferiram que o nosso blog continue por aqui!
Mais uma vez demonstrámos que não somos nenhuns "Maria vai com as outras", ainda se fosse "Lola vai com as outras"... Enquanto o pessoal todo abre páginas de facebook e até vive em função das quintas e da bicharada mais ou menos faminta, das sondagens tipo: - Acha que o fulano é fiel?... ou - Será que podes contar com o Sicrano?... nós continuamos a não alinhar com as maiorias e com as modas!
A mim parece-me que um resultado de 10-6 é bastante revelador. Já sei que não é tão desnivelado como o Barça-Real, mas também não deixa margem para duvidas!
Não deixem de dar uma leitura na 2ª parte dos artigos dedicados à técnica do iNBike. Levantem duvidas e questões. Tentarei responder.

Saudações velocipédicas,
Um abraço,
Nuno

A técnica no Indoor Cycling ll (o posicionamento)

Quer seja numa aula organizada ou em casa numa bicicleta estática, o ciclismo indoor é um dos exercícios mais seguros que poderás encontrar em qualquer ginásio. Velhos ou jovens, atletas experientes ou novatos no exercício, qualquer indivíduo pode desfrutar do iNBike. Para isso basta que variemos a resistência e cadência de forma a simular os mais espectaculares caminhos na nossa aula!
Deixo aqui cinco dicas para que possas tirar o máximo proveito de cada aula:



1. Prepara-te. Define a posição do selim da bicicleta -  Coloca-te em pé ao lado do selim e em cima do apoio da bicicleta. Na altura correcta, a altura do selim deve coincidir com o trocânter do fémur (saliência óssea na face externa da nossa perna, logo abaixo da anca). Senta-te e coloca o calcanhar em cima do pedal. Quando o pé se encontrar no ponto mais baixo, deverá existir uma flexão ao nível do joelho de 30/35º aproximadamente. A distância para o guiador deve ser encontrada no ponto mais avançado do joelho, com as mãos apoiadas no guiador e os cotovelos ligeiramente fletidos. O joelho deverá estar alinhado com o eixo do pedal - Com as bielas dos pedais paralelas ao solo, traçamos uma tangente ao joelho que deverá coincidir com  o eixo do pedal.



2. Define a tua posição. Para a maioria dos ciclistas indoor, a melhor posição é sentar-se um pouco mais vertical, com o guiador mais elevado do que o selim. Esta é a regulação que deverá ser utilizada pelo aluno menos experiente. À medida que ganhamos experiência podemos alinhar o guiador com o selim, até que fiquem à mesma altura.
Com o pescoço e a cabeça alinhados com a coluna, sobe os ombros, direciona-os para trás e para baixo.

3. Contrai o abdominal. Mantém o abdominal contraído de forma a proteger as tuas costas e impedir que balanceies no selim, enquanto pedalas. Deverás ajustar a resistência de forma a que nunca percas o comando sobre a roda de inércia. Deixa que sejas tu a comandar e não permitas que a roda te leve onde não queres!!



4. Mantém os joelhos paralelos. Não os afastes demasiado, se o fizeres corres o risco de contrair uma lesão, não só nos joelhos, como também na anca. Na posição correcta, os joelhos devem-se executar o seu movimento entre os cotovelos. 



5. Relaxa. Andar de bicicleta deve ser um movimento fluido e cheio de graciosidade. Relaxa os braços, os ombros e o pescoço. As mãos não forçam o guiador, quando as mudares de posição, fá-lo em segurança, sempre uma de cada vez, e sem fazer movimentos bruscos.

Comanda, sê tu próprio!
Tu és especial!
Olha à tua volta. Não há mais ninguém igual a ti!
És único!